1. O que significa a Páscoa?
A
verdadeira Páscoa é uma festa anual que comemora a saída do povo de Israel do
Egipto. Na noite anterior a sua libertação o anjo da morte iria passar a
meia-noite para matar todos os primogénitos egípcios, incluindo os animais,
como décima e última praga de Deus sobre o Egipto. Para salvar os filhos de
Israel, Deus ordenou que cada família tinha de tomar um cordeiro macho de um
ano de idade, sem defeito e sacrificá-lo ao entardecer. Parte do sangue deveria
aspergir nas duas ombreiras e na verga da porta de casa. E quando o anjo da
morte passasse e visse o sangue na porta passaria por cima daquela casa. Daí a
palavra “Páscoa”, do hebreu significa “pular além da marca”, “passar por cima”
ou “poupar”. Assim, pelo sangue do cordeiro morto, os judeus foram poupados da
morte naquele dia. Deus ordenou o sinal do sangue na porta da csa do Seu povo
preparando-o para o advento do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, que séculos mais
tarde viria a Se sacrificar para tirar o pecado do mundo. (João 1:29)
Naquela
noite específica, os Israelitas deviam estar vestidos e preparados para viajar
(Êxodo 12:11). Teriam de assar o Cordeiro e não fervê-lo, e comê-lo com ervas
amargas e pão sem fermento (Êxodo 12:1-14). Mas o mundo transformou a festa de
liberdade de um povo numa festa pagã, envolvendo coelhos e chocolates.
2. Qual o sentido da Páscoa judaica para os cristãos?
Para
a Igreja Cristã, a Páscoa reúne importantíssimos simbolismos proféticos para
falar do Senhor Jesus Cristo. O novo testamento ensina que as festas judaicas
são “sombras das coisas futuras” (Colossenses 2:16-17 ; Hebreus 10:1), ou seja,
apontam a redenção pelo sangue do Senhor Jesus. Senão, vejamos:
·
O âmago da Páscoa era a graça
salvadora de Deus. Ele libertou Seu povo do Egipto, não porque era merecedor,
mas porque o amava e porque era fiel a Sua Aliança com seus pais (Deuteronômio
7:7-10). Por semelhante modo, a salvação que recebemos do Senhor Jesus nos vem
através da graça de Deus (Efésios 2:8-10 ; Tito 3:4-5).
·
O propósito do sangue aplicado na
porta era para livrar da morte o primogénito de cada família. Esse facto
prenuncia o derramamento do sangue do Senhor Jesus, o Primogénito de Deus, a
fim de nos salvar da morte eterna e da ira de Deus contra o pecado (Êxodo
12:13,23,27 ; Hebreus 9:22). Quer dizer: a salvação dos primogénitos dos homens
pelo Primogénito de Deus.
·
O cordeiro pascal era um
sacrifício que serviu de substituto do primogénito de cada família. Isto
prenuncia a morte do Senhor em substituição a morte dos que O aceitam. Por isso
o apóstolo Paulo diz claramente que o Senhor Jesus é o nosso Cordeiro Pascal (I
Coríntios 5:7).
·
O cordeiro macho a ser sacrificado
tinha de ser perfeito (Êxodo 12:5), e é figura da condição de Jesus sem ser
pecado (João 8:46 ; Hebreus 4:15).
·
Alimentar-se do cordeiro
identificava os filhos de Israel com o sacrifício do cordeiro, o qual os salvou
da morte física. Assim, como no caso da Páscoa, só a morte de alguém sem
pecado, ou seja, perfeito, serviria como sacrifício eficaz para a salvação da
alma. Ao participarmos da Sua carne na Santa Ceia, o fazemos em memória
d’Aquele que não tinha pecado, não tinha culpa ... (I Coríntios 11:24). Mesmo
assim, o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos ... (Isaías 53:6).
·
A aspersão do sangue nas vergas
das portas foi feita na base da fé obediente (Êxodo 12:28 ; Hebreus 11:28).
Essa obediência pela fé resultou então em redenção mediante o sangue (Êxodo
12:7-13). Da mesma forma, a salvação mediante o sangue do Senhor Jesus se obtém
somente através da “obediência da fé” (Romanos 1:5 ; 16:26).
A
IURD também celebra a Páscoa do seu povo no terceiro domingo de Agosto, logo
após a campanha de fé do monte Sinai. Assim, como o povo de Israel foi liberto
naquela noite, também o povo da Universal um dia foi livre dos egípcios
espirituais, ou seja, dos espíritos destruidores pelo poder do Espírito do
Senhor Jesus Cristo.
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