Quais eram os sábados “cerimoniais” e em que diferiam eles do Sábado da Lei Moral, o quarto Mandamento?
Em
Levítico, capítulos 16 e 23, e Números, capítulos 28 e 29, estão
enumerados os vários dias de festa para os israelitas, como sejam: a
Páscoa (Números 28:16); a Festa dos Pães Asmos (Números 28:17); a Festa
da Colheita ou Pentecostes (Êxodo 23:16 e 34:22; Números 28:26; Atos
2:1); a Festa das Trombetas (Números 29:1); o Dia da Expiação (Números
29:7) e a Festa dos Tabernáculos (Êxodo 23:16; Levítico 23:34; Números
29:12).
Cada um desses dias
festivos constituía uma “santa convocação” e era um dia de descanso,
palavra que no hebraico é a mesma de sábado. Contudo, eram dias móveis
dentro da semana, pois o Dia da Expiação, por exemplo, caía no dia 10
(primeiro) do sétimo mês sempre; ou seja, era um dia solene, um feriado
religioso para Israel, um descanso (shabbat) que caía em qualquer dia
semanal. E quando coincidia de esse dia cerimonial festivo cair num
sábado do sétimo dia semanal, era chamado “sábado grande”.
A
Bíblia na Linguagem de Hoje, em S. João 19:31 explica: “Então os
judeus pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos que foram
crucificados, e os tirasse das cruzes. Pediram isso porque era
sexta-feira, e não queriam que os corpos continuassem ali, no sábado.
Aquele sábado era considerado especialmente santo”.
A
razão de “aquele sábado” ter esse caráter especial é porque nele
também se comemoraria a Páscoa, outro dia feriado de descanso, ou seja,
outro sábado, mas, cerimonial.
Basta
uma leitura atenta do capítulo 23 de Levítico para perceber que esses
dias religiosos feriados (descanso ou “sábado” cada um deles – ver
Levítico 23:27; 32, 39, etc.) são diferenciados do sábado da Lei Moral.
E os versos 37 e 38 tornam isso mais do que claro: “São estas as
festas fixas do Senhor que proclamareis para santas convocações [Nota da
Redação: as várias, enumeradas no capítulo] … além dos sábados do
Senhor”.
Nota:
Ora,
isso é fácil de se entender:
1) A palavra “sábado” (na língua
original, o hebraico, shabbat) significa descanso;
2) Portanto, ela é
usada – indistintamente – tanto para designar o sábado (descanso) do
quarto Mandamento da Lei Moral como, também, para designar os dias de
feriado (descanso) das festas judaicas;
3) Ao passo que o sábado (descanso) do quarto mandamento é fixo (é ele, tão somente ele) que completa o ciclo semanal, esses sábados cerimoniais são móveis: assim como os nossos feriados nacionais, podem cair em qualquer dia da semana;
3) Ao passo que o sábado (descanso) do quarto mandamento é fixo (é ele, tão somente ele) que completa o ciclo semanal, esses sábados cerimoniais são móveis: assim como os nossos feriados nacionais, podem cair em qualquer dia da semana;
4) Sempre – EM TODOS OS LUGARES OU OCASIÕES – em que a Bíblia
usa a expressão “sábado” (no singular) está se referindo ao quarto
mandamento da Lei Moral e, em contrapartida, em todos EM TODOS OS
LUGARES OU OCASIÕES em que ela usa a expressão “sábados” está se
referindo aos sábados festivos das Leis Cerimoniais.
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