Naquela época, chegaram ao país os primeiros africanos de
origem iorubá, um povo que ocupava a região onde hoje ficam Nigéria,
Benin e Togo. A religião dos iorubás era o candomblé, mas eles aportaram
no Brasil como escravos e não podiam cultuar suas divindades livremente
- você sabe, a religião oficial do país era (e é) o catolicismo. Por
causa dessa proibição, os escravos começaram a associar suas divindades
com os santos católicos para exercerem sua fé disfarçadamente. Como os
santos católicos são bem numerosos, existem divindades que são
identificadas com mais de um santo. Por exemplo: Oxóssi, o rei da caça, é
associado a São Jorge e a São Sebastião. "Essa relação com um ou outro
santo depende da região do país, variando de acordo com a popularidade
do santo no local", diz o sociólogo Reginaldo Prandi, autor do livro
Mitologia dos Orixás. Claro que a associação não é exata: ao contrário
dos santos católicos, os orixás são entidades com virtudes e defeitos, e
seus seguidores acreditam que eles conhecem o destino de cada um dos
mortais. Bom, só faltou falar um pouquinho da relação dos orixás com a
umbanda, uma religião genuinamente brasileira, surgida na década de 30
no Rio de Janeiro a partir da combinação de elementos do candomblé, do
catolicismo e do espiritismo. Assim como o candomblé, a umbanda também
cultua os orixás. Mas os umbandistas representam essas divindades com
imagens diferentes, além de cultuarem outros três espíritos, o
preto-velho, o caboclo e a pomba-gira. Nenhum deles aparece no
candomblé. Veja como as cinco principais entidades do candomblé e da
umbanda se relacionam com as católicas
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umbanda: Iemanjá
umbanda: Iemanjá
catolicismo: Nossa Senhora da Conceição
Iemanjá é a deusa dos grandes rios, mares e oceanos. Na umbanda, ela é cultuada como mãe de muitos orixás e identificada com Nossa Senhora da Conceição — uma das manifestações católicas da Virgem Maria, mãe de Jesus. No candomblé, ela é representada como uma negra e usa roupas africanas
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umbanda: Iansã
catolicismo: Santa Bárbara
Esposa de Xangô, a Iansã do candomblé e da umbanda é a deusa dos raios, dos ventos e das tempestades. Na doutrina católica, ela corresponde a Santa Bárbara — também uma protetora contra raios, tempestades e trovões
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umbanda: Xangô
catolicismo: São Jerônimo e São João
Tanto para o candomblé quanto para a umbanda, Xangô é o deus do trovão e da justiça. Ele é associado a dois santos católicos: São Jerônimo, que no final do século 4 traduziu alguns livros da Bíblia do hebraico e do grego para o latim, ou São João, que pregava a conversão religiosa e batizou Jesus
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umbanda: Xangô
catolicismo: São Jerônimo e São João
Tanto para o candomblé quanto para a umbanda, Xangô é o deus do trovão e da justiça. Ele é associado a dois santos católicos: São Jerônimo, que no final do século 4 traduziu alguns livros da Bíblia do hebraico e do grego para o latim, ou São João, que pregava a conversão religiosa e batizou Jesus
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umbanda: Ogum
catolicismo: Santo Antônio e São Jorge
Para a umbanda e o candomblé, Ogum é o orixá da guerra, capaz de abrir caminhos na vida. Por isso, costuma ser identificado com Santo Antônio, o "santo casamenteiro", ou com São Jorge, santo guerreiro que é representado matando um dragão
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umbanda: Oxóssi
catolicismo: São Sebastião
Oxóssi, o rei da caça, é associado a São Jorge e a São Sebastião.
umbanda: Oxóssi
catolicismo: São Sebastião
Oxóssi, o rei da caça, é associado a São Jorge e a São Sebastião.
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umbanda: Oxalá
catolicismo: Jesus
Na umbanda e no candomblé, Oxalá é a divindade que criou a humanidade — por isso, ele se equivale a Jesus, uma das manifestações do Deus triuno do catolicismo (pai, filho e espírito santo). Além de ter modelado os primeiros seres humanos, Oxalá também inventou o pilão para preparar inhame e é considerado o criador da cultura material
umbanda: Oxalá
catolicismo: Jesus
Na umbanda e no candomblé, Oxalá é a divindade que criou a humanidade — por isso, ele se equivale a Jesus, uma das manifestações do Deus triuno do catolicismo (pai, filho e espírito santo). Além de ter modelado os primeiros seres humanos, Oxalá também inventou o pilão para preparar inhame e é considerado o criador da cultura material
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