terça-feira, 26 de junho de 2012
Tudo em mim celebrará quando falares o que é certo.” – Provérbios 23:16
A crítica irá torná-lo uma pessoa melhor se você fizer estas três coisas:
1) Olhe além da crítica e veja o crítico. Se for alguém que você respeita, ouça o que ele diz. Se for alguém que está constantemente criticando, não dê muito valor ao que ele diz; ele provavelmente está apenas projetando suas frustrações em você. Conta-se a história de um menino de doze anos que não falava desde o nascimento. Depois que lhe serviram aveia no café da manhã por várias semanas seguidas, ele gritou: “Eca, odeio este troço!” Sua mãe deu um salto, abraçou-o e disse: “Pensamos que você não pudesse falar. Por que você nunca falou conosco?” Ele exclamou asperamente: “Porque até agora estava tudo bem”. Algumas pessoas só falam quando estão irritadas. A questão importante é: o seu crítico deseja sinceramente ajudá-lo?
2) Tente não se levar a sério demais. Vamos encarar os fatos, todos nós fazemos coisas que lamentamos. Mas quando conseguir rir de si mesmo e aprender com isso, é sinal de que está amadurecendo.
3) Saiba a diferença entre crítica construtiva e destrutiva. Aprenda a interpretar a crítica perguntando:
a) Com que espírito ela está sendo feita? Se a atitude do crítico for gentil, tenha certeza de que ela pretende ser construtiva.
b) Quando a crítica é feita? Quando alguém o critica em público, geralmente sua intenção não é das melhores.
c) Por que a crítica é feita? “Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona” (Pv 20:5 NVI). Quando as pessoas estão sofrendo, elas tendem a ferir os outros. Portanto, pergunte sempre: “Essa crítica foi feita em meu benefício ou é resultado de mágoa?”
A palavra para hoje
Deus te abencoe
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário