sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A Igreja Como Noiva





Deus na sua sabedoria infinita achou por bem usar a figura da noiva para representar o seu povo. Porque, de fato, ele entrou em aliança com o povo a quem escolheu. E esta aliança é profunda, irreversível e eterna. Seria exagero dizer que, quando Deus instituiu o casamento, ele já tinha a intenção de que a união de um homem com sua mulher viria a representar a união que ele teria com o seu povo?

No Novo Testamento, quem fala da noiva é João Batista. Quando lhe perguntaram quem ele era, ele esclareceu que não era o Messias esperado e disse:

"O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e o ouve muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria já se cumpriu em um mim. Convém que ele cresça e que eu diminua "(Jo 3:29)

Isso foi dito, portanto, no contexto de identificar quem era quem no ministério. Muitos criam que João poderia ser o Messias esperado. A maneira interessante de João referir-se a Jesus, como noivo, aponta para alguém que veio procurar e preparar a noiva, para as suas futuras bodas, as bodas do Cordeiro.

“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo." (Ap 21:1-2)

Jesus também se refere ao noivo quando os discípulos de João lhe interrogam quanto à prática do jejum:

"Vieram, depois, os discípulos de João e the perguntaram:

- Por que jejuamos nós, e os fariseus [muitas vezes], e teus discípulos não jejuam?

Respondeu-lhes Jesus:

— Podem acaso estar tristes os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles? (Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo, e nesses dias hão de jejuar. Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque o remendo tira parte do vestido, e fica maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem.

 Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam." (Mt 9:14-17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário